terça-feira, 13 de novembro de 2012


A IMPORTÂNCIA DA ARTE

Entendemos que a arte é importante por conter um elenco interminável de motivos e razões que nos apresentam sob todos os aspectos da nossa vida. Romano Galeffi explica que a arte é sobremodo importante pelo seu amplo relacionamento com todas as demais atividades do espírito e consequentemente com as ações da nossa própria vida. Seria impossível dissociar a arte de qualquer  outra atividade do homem, de qualquer comportamento seu. Por isso há de se entender que a arte tem a sua importância e valor imensurável, impossível de ser medido, contado e comparado.

A arte está estribada em diversos aspectos que lhe são inerentes. São atributos, características ou até virtudes que se interligam com toda e qualquer forma de expressão sem se situarem, necessariamente, em patamares hierárquicos. Pesquisadores explicam que nunca obra de arte predomina a necessidade de comunicação. É impossivel observar, ou sentir uma expressão de arte, seja de qual procedência for, sem que, logo não se perceba o seu processo comunicativo. O desejo de comunicação é no nosso entender, a maior razão da existência de uma obra de arte, ao menos é das mais importantes, sem querer se expressar, homem nenhum produzirá obra de arte alguma.

A arte traz diversos outros componentes. Um deles é o processo criativo, ou o que chamamos de criação. É discutível se o ato de criar do homem é espontâneo ou se é intencional visando comunicar um sentimento estético. Um artista, por exemplo, que vive de sua arte, tem um determinante que o leva a criar e produzir, até porque, desse ato de criar e produzir, vai depender a sua sobrevivência. O ato de criar é circunstancial, a depender da forma como ele se origina e consequentemente se transforma numa obra de arte.

Em principio entendemos que a arte é universal, porque ela é criada, produzida e absorvida pelo homem, que é uma criatura também universalizada. Mas a arte tem um sentido mais amplo da universalidade, pois ela tem o seu universo próprio, que extrapola o universo do homem. Isto equivale dizer que uma obra de arte aqui produzida, dispensa a necessidade de que seu próprio autor e criador a conduza além das paredes de seu atelier. A arte vai só, com toda a sua força e suas características, é absorvida do outro lado do mundo pelos artistas fruidores de arte.

A poeira dos séculos acumulados, não tem sido suficiente para apagar as formas de expressões de arte do passado. Sentimos e percebemos tão claramente as manifestações da arte antiga como se hoje elas fossem feitas e produzidas. As pirâmides do Egito estão ai como testemunha da universalidade da arte temporal. Arte nenhuma, fica presa as paredes do mundo do seu criador. Corre para outros mundos, tão rápido quanto o vento, levando a sua mensagem e todas as demais características da essência da obra de arte. Por isso a arte é importante, pela sua presença em nossas vidas.

- Reinaux, Marcílio L.Introdução ao estudo da história da arte / Marcílio L. Reinaux; apresentação de Edison Rodrigues de Lima; prefácio de José Luiz Mota Menezes. Recife: Editora Universitária UFPE, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário